Panna Cotta com calda de morango





Sempre achei que panna cotta fosse uma sobremesa trabalhosa e provavelmente por isso não me interessava por fazê-la.Para minha surpresa fui dar uma pesquisada e descobri que é simples: um tipo de pudim de origem italiana  "panna"= creme, "cotta" = cozido, aromatizado com baunilha e servido com caldas ou geléias de frutas diversas.
(Estou aqui com uma música da Adele no DVD tão incrível queria compartilhar o vídeo neste post mas andei lendo que o You tube é pago, ainda não me interei do procedimento para blogs então nem vou mexer com isso...meleca!)


Mas oque importa mesmo é a receita.

-Ingredientes para o creme:

500ml de creme de leite fresco
2 colheres de (sopa) açúcar
1 fava de baunilha
1colher de sopa de rum
6g de gelatina em pó incolor e sem sabor

-Preparo:

Leve o creme de leite, o açúcar, a baunilha(Abra ao meio de uma extremidade a outra e com a ponta de uma faca retire as sementes)-eu coloquei as sementes e a fava também na panela- e o rum.Mexa em fogo brando mas não deixe ferver para não talhar.
Hidrate a gelatina conforme a instrução da embalagem e depois de derretida junte ao creme ainda quente mexendo muito bem para incorporar.
Distribua em porções individuais em copinhos, tacinhas ou caso queira desenformar em potinhos apropriados.
Espere esfriar e leve para gelar por umas três horas ou até que esteja firme.

-Ingredientes da calda:

3 xícaras (chá) de morangos lavados e picados (os grandes em quatro pedaços e os menores em dois)
4 colheres (sopa) de açúcar

-Preparo:

coloque os morangos e o açúcar numa panela para ferver- não coloque água- deixe apurar até formar uma calda brilhante e grossinha, aproximadamante seis minutos.Se formar uma espuma branca retire com cuidado, apenas a espuma superficialmente.Deixe esfriar e leve a para gelar.

Sirva o creme com a calda  de morangos geladinha.

Receita daqui.

Bye , vou correndo buscar o meu que estava gelando até agora...hummmmmmmmmm!

Gelado de abacaxi



Fiz esta sobremesa para a ceia de fim de ano , nós a fazemos aqui em casa há uns bons 25 anos por isso não sei de onde vem.Mas oque importa é que é super refrescante, e combina bem com os dias de calor.Eu estava olhando a galeria de fotos do celular e achei esta dentre outras por lá esquecidas...
Lembro bem que na hora da ceia, a bateria da máquina acabou, e como ninguem iria esperar eu resolver isto, ataquei no estilo  quem não tem cão caça com gato...e o celular quebrou o maior galho!Meu mundo por uma máquina de qualidade!
A receita é simples, barata e deliciosa:

-Ingredientes:

1 abacaxi descascado sem caroço em fatias 
2 caixinhas de gelatina sabor abacaxi
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar

-Preparo:

Corte cada fatia de abacaxi em seis pedaços mais ou menos.Reserve duas rodelas para decorar.Numa panela coloque o abacaxi picado, o açúcar(se o abacaxi for docinho diminua a quantidade para 1 colher de sopa) e 1/2 xícara(chá) de água e deixe ferver tampado por uns cinco minutos- eu costumo colocar 1 cravo da índia mas nunca mais que isso para não roubar o sabor do abacaxi.
Escorra numa peneira  e guarde a calda que sobrou.Complete essa calda com água fervente até 500ml e dissolva aí a gelatina, junte o creme de leite em fogo brando até incorporar mas não deixe ferver senão talha.Apague o fogo e acrescente os pedacinhos de abacaxi cozidos.
Despeje num refratário e leve a geladeira por umas cinco horas .

*Se talhar, antes de juntar os pedacinhos de abacaxi, bata no liquidificador, volte ao refratário e acrescente o abacaxi.
**Fica bonito desenformar este gelado, montando numa forma com desenho, ou até mesmo aquelas de pudim, apenas passe água fria na forma antes de despejar a gelatina.

Abraços!






Pastéis de forno



Final de semana de paz e sossego, descansei e só entrei na cozinha hoje a tarde para fazer esses pastéis por estar com vontade.Hoje cedo fui ao sacolão e passei longe da banca de pastéis...aqueles que são fritinhos na hora e a gente não resiste!
Mas, como eu preciso tomar cuidado com a saúde, resisti bravamente para evitar a fadiga!!!
Meu alento foi comprar aqueles discos de massa pronta de pastel (vou dizer a marca pois amei :Vigor)Fininha e crocante.
É simples: abra os disquinhos lado a lado  e "pincele" a beiradinha de meio círculo com água, de preferência com um dedo para não molhar mais que o necessário, apenas para "colar".Coloque o recheio de sua preferência no centro e então feche bem com as pontinhas dos dedos .Distribua os pastéis em uma assadeira untada com azeite e unte levemente cada um dos pastéis com azeite também.Eu usei um papel absorvente para untar, pois queria que ficassem sequinhos.Isso vai conferir uma corzinha e sabor agradável a massa.
Não aconselho pincelar gema de ovo pois deixa um gosto forte, e é totalmente desnecessário.
Fiz dois recheios clássicos, escarola com queijo  e carne moída.



                                          


A escarola eu refoguei no alho e cebola, deixei bem crocante, e coloquei um pedaço pequeno de mussarela em cada disco de massa com uma colher da verdura.Detalhe o queijo sumiu ...se você não está se importando com dieta vá fundo e coloque um bom pedaço, acho lindo aquele queijo esticadinho miammm!
A carne moída eu refoguei com bastante cebola e alho, temperei com molho inglês, molho de pimenta vermelha, shoyu, orégano e pouco sal.Apaguei o fogo e acrescentei tomate picadinho, cheiro verde picadinho, e ovo cozido picadinho.
Assei em forno médio-alto até ficarem douradinhos.
Depois meu povo é só mergulhar sem medo de ser feliz ...afinal é assado!


Tchauzinho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...