Gelatina mosaico de baixas calorias





              Esta é uma versão levinha da boa e velha gelatina em mosaico.É totalmente zero de açúcar e quase nenhuma gordura por porção.Então, se você estiver "evitando a fadiga" assim como eu, pode mergulhar de cabeça sem culpa alguma.
              Agora uma dica esperta na hora de comprar sua gelatina zero, eu não vou falar em marcas mas já comprei uma de um sachê  que tinha cheiro e gosto horrorosos.Então prefira as de caixinha, podem ser um pouquinho mais caras mas são mais gostosas.Ah!Aqui não me refiro aos sachês pequenos das gelatinas sem sabor ou incolor, estes dá para usar numa boa!

-Ingredientes:

5 caixinhas de gelatina (de baixas calorias) de cores e sabores diferentes; eu usei limão, abacaxi, morango, cereja e uva
1 lata de creme de leite leve
240ml de leite desnatado
1 sachê de gelatina em pó sem sabor e incolor
3 sachês de adoçante em pó

-Preparo:

Dissolva cada um dos sabores de gelatina com 240ml  de agua fervente, e deixe esfriar.(não use mais agua  como manda a embalagem, para os quadradinhos ficarem levemente firmes)
Leve todos a geladeira até endurecerem.Corte todos os sabores em quadradinhos e reserve.
Dissolva o sachê de gelatina incolor em cinco colheres de sopa de água fria e deixe hidratar por uns 3 minutos sem misturar.Leve ao forno de microondas por 20 segundos.
No liquidificador bata o creme de leite, o leite desnatado, o adoçante e a gelatina incolor dissolvida por alguns minutos.
Unte uma forma bacaninha com óleo de canola ou girassol(são os únicos que não tem gosto forte), distribua os quadradinhos das gelatinas coloridas reservadas dentro dela e despeje sobre eles o creme batido.
Cubra com um filme plástico e leve a geladeira até endurecer.

Desenforma super fácil e fica uma delicia!


Cocada mole



               Esta é uma sobremesa que é paixão a primeira vista ou melhor ao "primeiro bocado".Bem, comigo foi assim!
Lembro exatamente da primeira vez que provei: numa viagem as cidades históricas de Minas Gerais.Serviram no almoço do hotel acompanhado de uma pequena fatia de queijo fresco, me apaixonei! Aliás, esta é uma viagem que todo brasileiro deveria fazer é uma experiência riquíssima!
               A cocada é um doce tradicional da Angola, trazido para o Brasil pelos escravos e já foi tão incorporada a nossa cultura que criaram variações com leite condensado, maracujá, ameixa e muitas outras frutas.
               Fácil de fazer e difícil de parar de comer!!!

-Ingredientes:

800g de açúcar cristal branco
1 litro de leite integral
1 k de coco fresco ralado 

-Preparo:

Leve ao fogo brando o leite e o açúcar, mexendo de vez em quando até que ele comece a engrossar levemente, ele deve estar ainda branco mas meio cremosinho, acrescente então o coco e deixe cozinhar por uns cinco minutos e está pronto.

Sirva gelada purinha ou acompanhada de queijo branco, doce de leite cremoso ou até mesmo outro doce bem brasileiro como o de cidra.

Um beijinho doce pra Zuminha, uma fofa que me ensinou esta receita!


Chutney de manga





                O chutney de manga (mango chutney ) é uma receitinha típica indiana que eu e a galera aqui de casa amamos.É adocicada e combina super bem com carnes grelhadas.Eu sempre procurei apresentar as mais diversas culinárias para minha família, então aqui o "doce com salgado" não assusta, aliás agrada-bem-obrigada!
               Este espetinho que fiz para acompanhar é chamado de Tandoori Murgh (Tandoor - forno e Murgh-frango) mas esta receita fica para uma outra oportunidade, certo?
               Se eu fosse você anotava já os ingredientes na sua lista de mercado e organizava tudo para fazer bonito no dia dos pais.

-Ingredientes:

1 fio de azeite 
1 cebola roxa picadinha
50g de passas pretas
3 colheres(sopa) curry-se preferir use o picante
2 colheres(sopa) de açúcar mascavo
80 ml de vinagre de vinho branco
4 maçãs verdes descascadas e em cubinhos
3 mangas descascadas e em cubinhos

-Preparo:
Doure a cebola no azeite, acrescente as passas, o curry e o açúcar mascavo.
Dissolva esta mistura no vinagre e deixe ferver.Agora misture as maçãs e as mangas, abaixe o fogo e cozinhe por trinta minutos.Tempere com uma pitada de sal.

Receita adaptada do livro Receitas Preferidas do chef Claude Troisgros.

Namastê!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...