Panquecas de ricotta

Certa vez assisti um programa da Nigella ,preparando essas panquecas e fiquei com elas na cabeça.Era o Nigella Summer, onde ela preparava alguns pratos em sua casa de praia, com ajuda de seus filhos.
Me bateu uma saudade de quando os meus eram pequenos e aprontavam peripécias em Ubatuba litoral de São Paulo.Não desmerecendo a praia onde ela gravou seu programa...mas Ubatuba é linda demais!!!!



Com frutas frescas e xarope de bordo,

Com limão siciliano e açúcar....minha versão preferida!

Com geléia de morangos frescos...

Panquecas de ricotta
adaptado daqui

1 ovo grande
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara(chá) e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento
200g de ricotta fresca amassada grosseiramente com um garfo

Numa tigela bata o ovo com o açúcar, se possível use um fouet, adicione o leite sempre batendo e a farinha.Misture até ficar homogêneo e acrescente a ricotta amassada.
Leve uma frigideira anti-aderente e grande ao fogo médio, unte levemente com margarina sem sal e usando como medida uma colher de sopa faça as panquecas deixando que dourem e fiquem assadas virando depois de mais ou menos meio minuto.

Para a geléia :

2 xícaras de morangos frescos
4 colheres de sopa de açúcar

Corte os morangos ao meio , coloque em uma pequena panela com o açúcar e amasse suavemente para que os morangos soltem água.Cozinhe por aproximadamente cinco minutos.

*Sirva com as panquecas quentes.

beijinhos!

Pudim de claras com praliné de amêndoas

Quando vi o pudim de claras com praliné de amendoim da Carol, sabia que iria gostar pois já havia feito uma versão com ameixas que está aqui , e o resultado é surpreendentemente bom, leve e derrete na boca.
Eu tinha em casa um bom tanto de amêndoas e resolvi colocá-las na receita no lugar do amendoim.Agora não sei oque aconteceu no momento em que misturei as amêndoas ao caramelo açucarou...fiquei perdida ...voltei para a panela com um pouquinho de água e deixei caramelizar novamente....deu certo.
Excelente combinação de texturas o crocante do praliné com a leveza do pudim!


-ingredientes :
Praliné
1 e 1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de água
1 xícara de amêndoas sem pele e levemente tostadas

Calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Pudim

8 claras

16 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Preparo:

Praliné-Misture a água e o açúcar até derreter ,abaixe o fogo de deixe caramelizar.Apague o fogo , misture as amêndoas e despeje numa pedra untada com margarina sem sal.Assim que esfriar triture e reserve.

Calda-derreta o açúcar em fogo baixo e misture a água.Deixe no fogo baixo até caramelizar.Espalhe esse caramelo numa forma de buraco no meio ,por todos os lados.

Pudim-Bata as claras em neve bem firmes e acrescente o açúcar aos poucos até que vire um suspiro.Despeje metade do suspiro na forma e espalhe por cima metade do praliné.Despeje a outra metade do suspiro e leve ao forno médio-alto, por 30 minutos em banho-maria sem tampar(pois ele cresce muito).*Retire do forno com cuidado e deixe esfriar em local que não bata "correntes de vento" para não murchar.Leve a gelar por 3 horas ou mais, desenforme espalhe o praliné e sirva.

Beijokinhas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...