Baião de dois





               São muitos os brasileiros que viajam mundo afora e experimentam as mais variadas comidas.Seja provar as finas iguarias em Paris ou um hot-dog em Nova York. Uma coisa é certa todos sentimos falta da nossa comida regional, já cansei de ouvir gente descendo do avião e dizendo não vejo a hora de comer arroz e  feijão! 


              O "baião de dois" é uma versão do nordeste do Brasil que representa bem a culinária do nosso país, e quando bem preparada é uma experiência imperdível.
              Não pense que é só jogar tudo na panela...nem pense nisso..."vala-me" Deus, como diria um bom nordestino.Tem todo um cuidado com cada ingrediente, e é claro, vale dar um toque pessoal.


               Agora realmente para ser fiel a receita original tem que ter: feijão de corda e manteiga de garrafa, ingredientes que não são tão fáceis de encontrar em supermercados.Eu comprei numa feira de rua, mas se na sua cidade for difícil de encontrar não deixe da fazer, use feijão bolinha ou carioca e manteiga derretida, sem medo de ser feliz, certo!
-Ingredientes:

2 xícaras (chá) de feijão de corda
2 xícaras (chá) de arroz
500g de carne seca
2 linguiças calabresa sem pele e fatiada em rodelas
150g de bacon picado em cubinhos
1 pimentão verde em cubinhos
2 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos
1/2 cebola grande em cubinhos
2 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola roxa em rodelas
1 xícara de cheiro verde picadinho ou se preferir coentro fresco picadinho
1 colher (sobremesa rasa) de pimenta calabresa
sal a gosto
400g de queijo coalho
250ml de manteiga de garrafa



-Preparo:


  • Com 1 dia de antecedência, lave a carne seca, corte em cubos de 2 cm e coloque os cubos de molho em água pura, cubra com fita filme e leve a geladeira.A cada 3 horas troque a água, conserve sempre na geladeira.Depois de trocar a água 3 vezes, coloque na panela de pressão com um pouco de água e cozinhe por vinte minutos.Escorra a carne e guarde o caldo para cozinhar o feijão nele.Nesse ponto limpe os excessos de gordura da carne seca e reserve.
  •  Uma hora antes de servir, cozinhe o feijão no caldo reservado por 15 minutos na pressão-se precisar acrescente um pouco de água até 1 cm acima do nível do feijão ainda cru.
  • Em uma panela média doure o bacon, assim que estiver crocante retire com uma escumadeira e passe para uma panela grande fora do fogo, apenas tampada para não perder o calor.
  • Volte a panela que sobrou o óleo do bacon e doure as rodelas de linguiça até começarem a ficar crocantes.Novamente retire com a escumadeira e coloque na panela grande junto com o bacon.
  • Agora novamente na panela menor, dê uma refogada na carne seca previamente cozida e passe para a panela maior.
  • Com a panela menor ainda refogue o pimentão picado, mas cuide para que ele fique verdinho e crocante.Despeje na panela grande onde estão as carnes e mantenha ela sempre tampada para conservar o calor.
  • Agora repita com a cebola roxa, doure e despeje sobre as carnes.
  • Refogue nesta panela onde dourou as carnes, a cebola branca e o alho e junte o arroz cru, um pouquinho de sal e cubra com água fervente até 2 cm acima do nível do arroz cru, deixe cozinhar em fogo médio até secar a água, com a panela semi-tampada.
  • Coloque agora na panela grande o feijão cozido e escorrido, o cheiro verde(ou coentro) picadinho, o tomate, a pimenta calabresa e tampe.
  • Enquanto o arroz cozinha, em uma frigideira grande doure o queijo coalho.Eu costumo dividir em duas partes, uma eu corto em cubinhos, e a outra em tiras para decorar.Se fizer desta forma doure primeiro os cubos e coloque-os na panela grande.
  • Assim que o arroz secar junte-o  aos ingredientes que estão na panela grande e mexa cuidadosamente.
  • Derreta a manteiga de garrafa por uns 20 segundos no microondas ou em banho-maria.
  • Sirva em um refratário, decorando com as tiras de queijo coalho douradas e um ramo de salsinha.Pimenta biquinho também fica lindo!A manteiga de garrafa é servida a parte, cada um coloca por cima de seu prato.


               Parece complicado , mas é simples,  te garanto que depois de pegar a manha do preparo e ouvir os suspiros  de quem provar,  vai valer a pena e vão pedir "bis", pode crer!

               Fiquem na paz!

2 comentários:

  1. Que fome!!
    Um bom prato para testar no fim de semana!
    Adorei a sugestão, Nereime!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma querida, é muito bom valorizarmos a cultura alimentar do nosso país!Certamente você vai adorar, comidinha simples mas saborosa demais!
    Um abraço grande!
    Nereime

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!Sua opinião é muito importante!!Caso tenha alguma pergunta deixe seu e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...