Smash the fruit - ensaio da Marcela


       Smash the fruit é uma alternativa saudável do badalado "smash the cake"- ensaio fotográfico do primeiro contato da criança com o açúcar, uma febre que começou nos Estados Unidos. 
Minha sobrinha nasceu com intolerância ao leite de vaca (aplv) um assunto delicado e muito sério, por isso seu bolo de primeiro aniversário foi de frutas e a boneca se esbaldou!


       O ensaio ficou super gracinha mais de duzentas fotos, selecionei algumas mas confesso foi difícil... amei todas!


      Comece pensando no local onde as fotos serão tiradas, prepare tudo para que o bebê fique o mais a vontade possível. E no final da farra, um banho vai cair bem então em casa é sempre a melhor opção!



     Nós usamos uma melancia grande em duas partes: a base e o topo, corte ao meio com cuidado, retire a casca e modele em formato de bolo. 


Use frutas coloridas que destaquem e decorem o bolo. Importante lavar bem em água corrente todas as frutas, a primeira coisa que eles fazem é provar todas elas.



Kiwi fatiado, morangos, amoras e physalis dão um colorido e acabamento no bolo.



Para finalizar faça fatias grossinhas de carambola  e espete algumas destas fatias em canudos coloridos  e em seguida espete no bolo.



Fácil de fazer, lindo para fotografar e registrar esta fase tão preciosa dos bebês! 

Beijo meio doce, meio azedinho, meio molhado, meio melado de frutas...muitas frutas!

Peras em calda de vinho tinto




     Acho tão legal presentear as pessoas com algo feito por mim, seja por gratidão, por uma data especial ou simplesmente para demonstrar o carinho que sinto por elas.

     Estas peras foram colhidas em casa, pouco antes de voltarmos para São Paulo. Presenteamos nossa vizinha com uma compota e nos despedimos daquela casa com esta doce lembrança.


     A qualidade destas peras é bem parecida com a pera portuguesa, firme, ideais para compotas.
     Uma sobremesa com a cara do inverno...fica melhor ainda com uma colher de chantilly...mas em dias quentes uma bola de sorvete de creme também faz bonito!

-Ingredientes:

15 peras portuguesas 
1/2 litro de vinho tinto
1/2 litro de água
750 gramas de açúcar 
2 paus de canela
5 cravos da índia
suco de 1 limão

-Preparo:

Descasque as peras sem retirar o cabinho. Coloque todas num recipiente com dois litros de água e o suco de um limão, para não escurecerem.
Em uma panela grande leve ao fogo meio litro de água, meio litro de vinho e o açúcar.
 Deixe ferver até derreter o açúcar, já coloque também a canela e o cravo.
 Disponha as peras com cuidado na panela. Abaixe o fogo, tampe parcialmente e deixe que cozinhem até ficarem macias.
Sirva quente ou fria, com chantilly ou sorvete...como preferir...o importante é provar! 

Um abraço apertado para esquentar e um pouco de vinho para alegrar! 

Bolo de Páscoa modelado em forma de cenoura com pasta americana


          Trabalhar com pasta americana é muito legal, e hoje em dia é ainda mais prático pois já se encontra a venda ela pronta, colorida ou branca para colorir. Existem mil e uma técnicas e cursos de modelagem de bolos, mas eu sou apenas curiosa no assunto. Acho incrível aqueles bolos de andares e detalhes perfeitos, principalmente os infantis.
        Já este bolo em formato de cenoura não requer prática nem experiência,  vem comigo!


          A base é um bolo assado numa forma de bolo inglês que pode ser do sabor de sua preferência, aberto ao meio e recheado. Depois com uma faquinha vá cortando as laterais direita e esquerda no formato de cenoura.
          Com o mesmo doce que o bolo foi recheado, agora depois de já modelado, cubra-o por todas laterais e por cima, uma fina camada basta ela servirá como um tipo de cola para a pasta americana.




Será preciso um pacote de 750g de pasta americana e corante alimentício em gel nas cores laranja e verde. Em qualquer loja de artigos para festa é possível encontrar.

          Agora separe um pedacinho da pasta americana num saquinho plástico que será usada para as folhinhas verdes. Polvilhe o mármore com amido, pegue a parte  maior da pasta e vá pingando pequenas porções do corante em gel laranja e trabalhando a massa misturando bem até atingir a tonalidade desejada. Faça o mesmo com a pequena parte guardada com o verde.




          Abra a parte laranja com o rolo de abrir massa em formato retangular com aproximadamente 0,5cm de espessura e cubra o bolo como uma manta. Com as mãos delicadamente ajuste a pasta americana modelando no formato de cenoura.


          Recorte a s sobras da pasta  bem rente ao bolo e alise-o com as mãos. Com um cortador de biscoito em formato de folha ou até mesmo com uma faquinha recorte as folhas e e cole-as na parte de cima do bolo.



         Agora com um desses palitos tipo de algodão doce, faça riscos pelo bolo todo  de maneira irregular. Prontinho, não falei que era fácil? 


A receita do bolo que usei foi esta:



Massa:


-ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa rasa) de canela em pó

-Preparo:

Pré aqueça o forno a 180º C, unte com manteiga e enfarinhe a forma de bolo inglês.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Na velocidade baixa da batedeira junte o leite, o óleo, a canela em pó e por último a farinha com fermento.
Despeje a massa na assadeira e asse por cerca de 25 minutos ou até que ao espetar um palito no meio do bolo ele saia seco.
Deixe esfriar completamente antes de rechear.

Recheio:

Derreta 200g de goiabada em fogo baixo e acrescente 1/3 de xícara (chá) de creme de leite. Misture bem e deixe esfriar antes de aplicar no bolo.

Abraços de coelho...ou de coelha rsrs

Decoração de Páscoa interativa - árvore de desejos



Fizemos pela primeira vez esta brincadeira aqui em casa no ano passado. Fica muito gracinha e como é legal ver todos participando!

Você vai precisar de um galho de árvore, um suporte(eu usei um vaso de vidro), pedras ou areia para fixar a base da árvore.



Separe fitas coloridas e papel cartão colorido. Faça um pequeno ovo, 10 cm aproximadamente como molde e recorte vários ovinhos de cores variadas, decore cada um deles com fitas, botões, tecidos e o que mais te agradar.




Deixe a metade dos cartões sem decoração  (eles serão a parte para escrever e também fechar o cartão).Ficando então: frente os cartões decorados e verso os cartões lisos. Eu fiz 15 de cada.

Enfeite uma cestinha e deixe-a ao lado da árvore com os cartôes, uma caneta e um grampeador.


 O ideal é montar a pequena árvore bem antes da Páscoa, uns dez dias ao menos assim todos podem participar.A brincadeira é escrever em cada cartão um desejo, grampear a parte lisa na decorada "escondendo" o desejo do lado de dentro e pendurar na árvore. No domingo de Páscoa todos os cartôes são guardados numa caixinha para serem abertos no próximo ano.
Por exemplo, nesta Páscoa de 2015 aqui em casa abriremos os cartôes da Páscoa de 2014, num momento em que todos estivermos reunidos, depois do almoço de domingo provavelmente.
Uma forma divertida  e criativa de integrar a família.


Sem nenhum misticismo, nada tipo gênio da lâmpada...cada um participa com quantos cartôes quiser e o importante é na verdade a qualidade do tempo entre família, principalmente as crianças!

Mais inspirações neste link do Pinterest

Beijo grande!

Bolo de cenoura americano - carrot cake




          Lá se vão sete anos desde que comecei o blog. Eu não tinha a menor idéia do caminho que se abria diante de mim. Uma longa estrada cheia de aprendizado, crescimento e gente amiga de toda parte do Brasil e do mundo.
      Hoje ele representa em minha vida uma mistura de emoções, diversão, motivação e compromisso. Sigo aprendendo, repartindo e cada postagem é um passo nesta linda estrada.


          O bolo de hoje é perfeito para comemorar esta data, o delicioso bolo de cenoura americano. 

-Ingredientes:

2 cenouras médias raladas 
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar branco
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de baunilha
raspas da casca de uma laranja
suco de uma laranja
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de uvas passas
1 xícara (chá) de óleo

-Preparo:

Em um recipiente misture um pouco da farinha (mais ou menos 1 xícara) na cenoura ralada.
Num recipiente maior misture os ingredientes secos e junte a cenoura ralada a eles.
No liquidificador bata os ingredientes líquidos e despeje sobre os secos misturando bem.
Unte e enfarinhe a assadeira, e leve a massa ao forno pré-aquecido, a 210º C por 35 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia seco. Deixe esfriar completamente.

-Recheio:

170g de cream cheese
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

-Preparo:

Bata o creme de leite em ponto de chantily, junte o açúcar e o cream cheese e misture bem.
Abra o bolo ao meio, espalhe o recheio e cubra novamente com a outra metade do bolo.

Cobertura:

250g de chocolate branco picado
1/2 lata de creme de leite sem o soro
1 xícara (chá) de nozes para decorar

-Preparo:

Leve o creme de leite numa panelinha ao fogo baixo, e assim que estiver morno acrescente o chocolate branco picado e misture, apague o fogo e misture até que esteja um creme liso. Deixe esfriar e cubra o bolo com este creme.Decore com nozes.
Eu usei nozes picadas e algumas physalis,
Conserve na geladeira até servir.

          Um beijo festeiro e cheio de amor para todos que me acompanham!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...