Madeleines de limão siciliano com cranberries para começar o novo ano em grande estilo!



                   Este ano de 2014 começou cheio de emoção aqui em casa, o namorado da minha filha, no show de fogos da London Eye, a pediu em casamento exatamente a meia noite!Eles mandaram um vídeo lindo que só aumentou a alegria da festa!
                   Falando nisso, esta é uma receita ótima para ocasiões especiais.


                   Além de deliciosas, estes bolinhos em formato de conchinhas, eternizadas pelo escritor francês Marcel Proust em sua obra-prima "Em busca do tempo perdido" ganharam fama internacional.

                    Aqui no Brasil elas já estão bem famosas, é fácil encontrar assadeiras de silicone de mini-madeleines em lojas especializadas.
                   Estas assadeiras da foto abaixo são mais fáceis de manusear, eu comprei em uma viagem  a Miami na  Bed bath  & beyond, e já as vi na mesma loja em Orlando.Aliás se tiver oportunidade, esta loja é imperdível, reserve pelo menos uma hora de sua viagem para conhecê-la.

                   A base desta receita está neste pequeno livro da  coleção cook lovers de mini madeleines.




                   Eu apenas usei a assadeira  de madeleines no formato original e acrescentei dois ingredientes para dar um sabor de festa: raspas de limão siciliano e cranberries secas.Eu compro quando viajo e guardo na geladeira, elas duram um bom tempo.
                   Uma dica legal, se você mora em São Paulo é ir na zona cerealista, que fica ao lado do Mercado municipal. Eu as vi vendidas a granel, numa loja naquela região, não lembro o nome, é a mais movimentada, a única que precisa pegar senha para ser atendido.



-Ingredientes:

2 ovos
150g de açúcar
150g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó químico
125g de manteiga em temperatura ambiente (não use margarina, tem que ser manteiga de verdade)
2 colheres (sopa) de leite integral
Raspas de 1 limão siciliano
Algumas gotas do sumo do limão siciliano ( só um pouquinho mesmo)

-Preparo:

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme clarinho.Peneire a farinha e o fermento em pó, juntando ao creme de ovos delicadamente.Acrescente a manteiga e o leite e misture bem. Adicione as raspas e as gotas do limão siciliano e leve a massa coberta com fita filme a geladeira por 30 minutos.

Pre-aqueça o forno em temperatura média.Enquanto o forno aquece, unte muito bem a assadeira com manteiga e leve-a ao freezer por uns 5 minutos. Após este tempo retire a assadeira do forno e encha cada cavidade com uma colher de sobremesa da massa. Isto deve encher mais ou menos metade de cada conchinha (esta medida é para o tamanho original, se for assadeira de mini-madeleines use uma colher de chá como medida).
Asse por 5 minutos, abaixe a temperatura para o mínimo e asse por mais 5 minutos. Quando elas estiverem levemente coradas nas laterais e firmes ao toque já estão prontas. 
Deixe descansar cinco minutos e coloque-as numa grade para esfriar.

Cobertura:

!/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
raspas de 1 limão siciliano

Misture bem o açúcar com as raspas do limão e passe cada conchinha por esta mistura envolvendo bem para fixar o sabor.

                   Meu desejo é que a paz reine em cada coração e transborde de amor verdadeiro!
                   Feliz ano novo!

3 comentários:

  1. Ficaram lindas Neireime! Também gosto muito de madeleines e tenho este livro. Quantas alegrias as suas e de sua família! Que vocês sejam muito felizes! Um excelente 2014! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola, este livro é uma gracinha, sabe que eu já enchi de post-it marcando receitas que quero fazer.Obrigada pelas palavras tão gentis! Que a alegria e a paz sejam uma constante em seu lar neste novo ano!
      Super beijo!

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!Sua opinião é muito importante!!Caso tenha alguma pergunta deixe seu e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...