Croquetes de fiesta crocantes


Feliz 2012 para todos amigos que me acompanham!

Sabe aquele peru (eu usei fiesta mas pode ser qualquer ave ou pernil mesmo) que sobrou da ceia de natal e você congelou... que tal dar uma carinha de "comidinha de boteco" para ele, neste calorzinho vai bem com uma pimentinha e uma bebida gelada e refrescante!
Eu assisti esta semana o programa Brasil no prato da chef Carla Pernambuco, fazendo uns salgados de botequim e ela usou a farinha panko, eu já conhecia mas nunca havia feito nada com ela então me inspirei e fiz estes e o resultado é um salgado crocante e sequinho....bom demais!!!!!


V

A farinha panko é vendida em casas de produtos orientais, ela é bem flocada, já li que é possível reproduzí-la com pão de forma triturado sem a casca e depois levado ao forno para ficar crocante, ainda quero testar esta versão caseira !


-Ingredientes:

1 peito de fiesta (ou chester/peru) picadinho
1 cebola em cubinhos
3 dentes de alho amassados
6 azeitonas pretas picadinhas sem caroço
1/2 xícara (chá)de cheiro verde picadinho
1/2 xícara (chá)de azeite
2 envelopes de sazon amarelo
1 colher (chá )de pimenta tabasco
1 e 1/2 xícara (chá) de leite aproximadamente
1 xícara (chá) de farinha de trigo aproximadamnete
farinha de trigo para empanar
2 ovos para empanar
farinha panko para empanar
óleo de boa qualidade para fritar


-Preparo:


Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho, acrescente o fiesta o sazon a azeitona e mexa bem, junte o leite e o cheiro verde em fogo baixo e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo misturando sempre até que solte do fundo da panela e vire uma massa só.Neste ponto você sentirá se é necessário mais farinha ou leite, sempre em pequenas quantidades e lembre que estará pronto quando soltar do fundo da panela.Coloque esta massa num pote e deixe esfriar.Coloque um pouco de farinha de trigo num prato, dois ovos batidos num pote aberto, e a farinha panko em outro prato.
Faça bolinhas e ajuste até a forma de croquete e passe pela farinha de trigo procurando fazê-los do mesmo tamanho na medida do possível e reserve todos.Agora passe-os pelo ovo e por último na farinha panko e deixe descansar 4 minutos.Aqueça o óleo, este não deve estar nem muito quente para não queimar e nem muito frio para não encharcar.Escorra em papel toalha duplo e sirva com seus molhos preferidos.


*Se na sua cidade for difícil encontar a farinha panko tente usar a de rosca desde que seja fresquinha.


Mil beijos!

5 comentários:

  1. Janeiro é mês de aproveitamentos com os assados da virada do ano. Dar uma repaginada é sempre melhor de comer a mesma coisa...rs!
    Que você tenha um 2012 de muitas alegrias!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Os fritos sabem sempre tão bem né? ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ne,

    Os croquetes ficaram com um aspecto simplesmente saboroso! a idéia do aproveitamento também é bem legal, rsrs. Quanto ao Panko caseiro eu ainda não fiz, mas não deve ser difícil, embora o melhor é fazer antes a correlação custo benefício, pois talvez saia mais barato comprá-lo pronto mesmo, rsrs. Quanto às gorduras 'trans' ele deve ter pouca, eu não me preocuparia, já que é um produto que a gente não usa frequentemente, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Olá Nereime,
    Vim agradecer a visita ao Simples Assim e desejar-lhe um 2012 cheio de alegrias.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Nereime, bem os croquentes me fizeram aguar a boca, mas vou dar duas dicas... um empane filezinhos de frango e frite, ficam incrivelmente umidos... olha eu já fiz a farinha na versao caseira fica boa, mas a comprada deixa as comidas mais crocantes e nao ueima tão facilmente ao fritar. bjs

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!Sua opinião é muito importante!!Caso tenha alguma pergunta deixe seu e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...