Durante um pequeno período de minha vida, no meio da adolescência, por causa do trabalho do meu pai nós fomos morar numa cidadezinha bem próxima de Goiânia em Goiás, não foi nada legal ficar longe dos amigos, familiares, escola, igreja deixamos tudo para trás para tentar uma vida nova e fomos com o coração aberto.
Fiquei com poucas lembranças de lá, uma ruim foi a virose que eu e minha irmã pegamos ficamos muito mal, era um tipo que se pega em fazendas.
E das boas eu lembro de uma cachoeira linda, de um bilhete carinhoso que recebi de um amigo da igreja que frequentávamos em São Paulo, meu pai foi até lá resolver algumas coisas e voltou com o bilhete, era de um rapaz gentil aliás um cavalheiro, nunca mais tive oportunidade de encontrá-lo...acho que perdi um partidão!
Agora oque não esqueço mesmo são três pratos da culinária regional que provei pela primeira vez lá e pude aprender com minha mãe a prepará-los.A pamonha salgada temperada e recheada que é uma loucura, a galinhada que era o maior barato, eram verdadeiros eventos, todos se reuniam em alguma fazenda, dividiam as tarefas, e esse doce de leite fantástico que é diferente a textura é meio granuladinha, e o melhor é fácil de fazer, não precisa ficar mexendo!
Naquela época meu irmão tinha uns 8 anos, lembro que ele pedia para minha mãe fazer doce de carne moída...(até que parece) aliás até hoje ele ama esse doce.
-Ingredientes:
1 litro de leite integral
500 g de açúcar branco
1 limão tahiti
-Preparo:
Em uma panela grande e funda coloque o açúcar, despeje o leite, esprema o suco de 1 limão e leve ao fogo baixo sem mexer durante uma hora e meia ou até que chegue no ponto.O limão irá talhar o leite e aos poucos irão se formar grumos, não pode mexer, quando esses grumos estiverem bem concentrados e a calda cor de caramelo forte estará pronto.
Um beijo doce!
Nossa mae...que bo que isso esta lonje de mim...se nao eu iria engordar feliz viu...amei
ResponderExcluirBeijocas
http://virandocomida.blogspot.com
Fiquei a babar, kiss
ResponderExcluirSusana
Ysandra, o importante mesmo é ser feliz!!!!
ResponderExcluirSusy, você tem razão é de se lambuzar!!!
beijos meninas e obrigada pelo carinho da visita.
Nê
Olá, gostei muito do seu blog, sou um aspirante no quesito culinária, moro em Goiânia, e em Aparecida de Goiânia também, você deve conhecer. Fico feliz que você levou algo de bom que essa nossa terra farta tem para oferecer. Bela receita. Um grande abraço e muito sucesso!
ResponderExcluirOi Lucas, toda experiência vivida traz consigo algo de bom, depende do prisma com que se vê! Na culinária também é assim, um vai e vem de experiências! Obrigada pela participação e sucesso pra você também!
Excluir